quinta-feira, 28 de junho de 2012

RELEMBRANDO: ESSE/ ESTE

1) Este, esta e isto são usados para objetos que estão próximos do falante. Em relação ao tempo, é usado no presente.

EX: Este brinco na minha orelha é meu.
Este mês vou comprar um sapato novo.
Isto aqui na minha mão é de comer?

2) Esse, essa e isso são usados para objetos que estão próximos da pessoa com quem se fala, ou seja da segunda pesssoa (tu, você). Em relação ao tempo é usado no passado ou futuro.

EX: Quando comprou esse brinco que está na sua orelha?
Esse mês vai ser de muita prosperidade.
Isso que você pegou na geladeira é de comer?

Quando ficar com dúvida a respeito do uso de esse ou este lembre-se: "este" (próximo a mim, presente) "esse" (distante de mim, passado e futuro).

Bons Estudos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário